Hipertexto E Educacao
Educação

Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela directa e explícita.
Na sala de aula onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento

O uso do hipertexto na educação traz aspectos positivos e negativos. Dentre os aspectos positivos, podem ser citados:

-Quebra na linearidade que as mídias tradicionais impõem como ferramentas didáticas.
-Flexibilização da sequência da leitura da informação, permitindo um aprofundamento maior ou não em determinados tópicos.
-Ampliação da quantidade de informação disponível.
-Facilitação do acesso à informação.

Dentre os aspectos negativos do hipertexto na educação, podem ser citados:

-Tecnologia é ainda cara em relação ao ensino tradicional, problema que ainda é ampliado pelo fato dos recursos tecnológicos se tornarem rapidamente obsoletos.
-Falta de definição do novo papel do professor.
-Tecnologia é "menos confiável" que os recursos tradicionais

Anterio

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License